Compras de Natal. Quem vai fazer diferente?

19/12/2020

Uau, falta muito pouco para o Natal! E ao invés de te perguntar "O que você fez?" eu vou te perguntar: O que você irá fazer?

Geralmente essa época do ano é marcada por lojas cheias, trânsito, correria e aglomerações. Todos eufóricos e consumidos pela vontade de consumir. Esse ano as coisas estão diferentes, 2020 foi um ano diferente. Talvez nesse final de ano as lojas não estejam tão cheias, talvez o sentimento de preocupação em se aglomerar nos faça mais cautelosos, porém a vontade de consumir ainda estará presente.

Mesmo com meses de quarentena mais rigorosos quando as lojas estavam fechadas, nós ainda consumimos, o comércio online cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, segundo levantamento da Ebit/Nielsen. Esse crescimento demonstra que apenas mudamos a forma de comprar, mas ainda compramos muito.

Em um ano tão tenso com tantas dificuldades e notícias ruins, pode ser muito tentador aliviar o estresse nas compras. O famoso "eu mereço" nunca terá tantos adeptos. O distanciamento também poderá criar a vontade de presentear quem não pôde estar presente em grande parte do ano.

Entenda que eu realmente acho que você mereça se presentear e fazer o mesmo com quem você ama, mas será que isso precisa estar relacionado com comprar? Será não existem outras maneiras de mimar e agradar uma pessoa querida sem que isso envolva compras?

O ano de 2020 nos trouxe lições também, acho que nunca ficou tão explicito o quanto precisamos de reservas para lidar com momentos de adversidades, totalmente inesperados.

Então, meu questionamento maior é: você fará diferente?

Vamos usar tudo o que vivemos em 2020 e fazer uma grande reflexão sobre o que realmente é importante em nossas vidas e como as coisas poderiam ter sido mais fáceis, se em alguns momentos não tivéssemos apenas fazendo como sempre fizemos. 

Clique aqui e entenda a importância de montar uma reserva de emergência. Mas se estiver um passo atrás não tem problema, aqui você encontrará um passo a passo para reequilibrar as suas finanças.  

Vanessa Viana, contadora, pós graduada em Controladoria, com 14 anos de experiência contábil e financeira em grandes multinacionais e sócia da CR Moving.